Informativo Acontece

Edição Atual

Palavra do presidente

Alertado pelos resultados de sua pesquisa que teve como alvo a folha de pagamento dos servidores públicos estaduais e municipais, a Corte de Contas decidiu realizar, ainda neste exercício, uma auditoria com a finalidade de identificar as irregularidades constatadas e determinar que sejam corrigidas. E, por seu compromisso com a transparência — sendo este tema de grande interesse público — os principais achados da referida pesquisa estão publicados nesta edição do Acontece.
Aliás, as constatações de pesquisa análoga sobre o atual estágio da transparência em prefeituras e câmaras legislativas levou o Tribunal a determinar que seus gestores adotem, até meados deste exercício, providências destinadas a melhorar a qualidade de suas estruturas e serviços destinados a atender à Lei da Transparência.
As informações produzidas por estas e outras pesquisas — em focos específicos no âmbito da gestão pública — e o investimento no desenvolvimento e na atualização de sistemas informatizados são a evidência de que o controle externo, atividade-fim do Tribunal de Contas, se apura e agrega valor na medida em que alcança e corrige distorções, melhorando por isso a qualidade das políticas e dos serviços públicos.
Elegemos uma nova e expressiva porção de projetos executivos a serem concluídos no ano em curso. Alinhados com os propósitos do Plano Estratégico da Corte, significam esforço adicional em busca de soluções novas, capazes de melhorar sua atuação, tornando-a mais ágil, mais eficaz e eficiente.
Por seu registro nesta edição, recomendo por importância o acervo da jurisprudência disponível no portal do nosso Tribunal. São deliberações, as mais relevantes —relativas aos universos jurídico, contábil e econômico — destinadas a facilitar a tomada de decisões em âmbito da gestão pública.
Finalmente, destaco a importância do Coral de Contas, cuja imagem ilustra a capa deste Acontece. Formado por servidores voluntários que se dedicam à arte de cantar, desempenha um papel social relevante, tanto internamente — ao enriquecer eventos, quanto externamente, ao oferecer, por meio do seu canto, lenitivo que incendeia emoções e estimula sensos de alento em quem enfrenta carências e precisa de um afago.

Boa leitura!